segunda-feira, 14 de maio de 2012

Texto 9 - Terceiros Anos

Primeira Guerra Mundial (1914/1918)

Para sabermos as causas da Primeira Guerra Mundial, vamos fazer a Atividade 1 (Capitalismo X Socialismo)

Entre o fim do Século XIX e início do Século XX, muitas cabeças coroadas foram assassinadas:


O Czar Alexandre II (1818/1881) da Rússia, foi assassinado pelo grupo Narodnaya Volia (A Vontade do Povo);


Rei Umberto I (1844/1900) da Itália, foi assassinado pelo anarquista Gaetano Bresci (1869/1901);


Imperatriz Isabel da Áustria ou Sissi (1837/1898), assassinada pelo anarquista italiano Luigi Luceni (1873/1910);


Rei Carlos I (1863/1908) de Portugal, foi assassinado por Alfredo Luís da Costa (1883/1908) e Manuel Buiça (1876/1908);


Dom Luís Filipe (1887/1908), filho do Rei Carlos I de Portugal, foi assassinado por Alfredo Luís da Costa (1883/1908) e Manuel Buiça (1876/1908);


O Arquiduque Francisco Ferdinando (1863/1914), da Áustria, e sua esposa, a Arquiduquesa Sofia Maria (1868/1914), assassinados por Gavrilo Princip (1894/1918), terrorista do grupo Mão Negra.

Esse último e duplo assassinato é apontado como um dos motivos do início da Primeira Guerra Mundial. Mas, se ele não foi o único e nem o primeiro assassinato, por que motivou uma guerra em proporções mundiais? Vamos analisar:

A Revolução Industrial provocou um fenômeno de colonização, que ficou conhecido como Neocolonialismo. Apesar de várias nações praticarem essa "nova colonização", algumas se destacaram. Observe o mapa abaixo:


Repare que a maior parte da África foi colonizada por franceses, ingleses e alemães.


Na Ásia e na Oceania, a Inglaterra também estava em vantagem, dominando a Índia, a Austrália e a Nova Zelândia.

Essa busca por matérias-primas para as indústrias, bem como mercados consumidores, fez com que as nações se preparassem para uma eventual guerra. Assim, o período ficou marcado pela Paz Armada, que coincidiu com a Belle Époque. Dessa forma, vemos que a Europa vivia um clima tenso, nessa virada de século. Abaixo, o mapa da Europa em 1914:


Devido aos interesses na Europa, e em outros continentes, a França e a Rússia tinham feito um acordo de ajuda mútua (militar), em 1871. Em 1903, foi a vez da França fazer um acordo com a Inglaterra, e em 1907, foi a Inglaterra e a Rússia. Assim, criou-se a Tríplice Entente. Por outro lado, a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália firmaram a Tríplice Aliança, em 1882. Essas alianças, e mais o Nacionalismo exacerbado, foram estopins da Guerra.


Entre 1870 e 1871, a França e a Prússia estiveram em guerra (Guerra Franco-Prussiana), porque o Imperador francês Napoleão III (1808/1873) não queria que a Família Real da Prússia assumisse o trono espanhol. Mas a França perdeu essa guerra, e teve que assinar o Tratado de Frankfurt (1871), onde cedeu as regiões da Alsácia e da Lorena à Prússia, bem como teve que pagar uma indenização de 5 bilhões de francos em ouro. Além disso, a Prússia conseguiu unir outras regiões germânicas e, em 1871, foi criado o Império Alemão. Por isso, a França e a Alemanha não se toleravam, fato que fez com que os franceses se unissem aos russos, ainda em 1871.

Enquanto a Alemanha promovia o Pan-Germanismo (Nacionalismo alemão), a Rússia promovia o Pan-Eslavismo (Nacionalismo russo). A ideia era conquistar terras na própria Europa, aumentando a "zona de poder" de cada nação. Isso levou a Rússia a fazer uma guerra contra o Império Turco-Otomano, pela posse dos Balcãs (mapa acima). A Rússia chegou a combinar com a Áustria-Hungria, que iriam "dividir" a região, caso ganhassem a guerra. Assim, entre 1877 e 1878, houve a Guerra Russo-Turca, que culminou com a independência da Romênia, da Sérvia, de Montenegro e da Bulgária (Tratado de Santo Estevão).

O Império Austro-Hungaro, percebendo que a Rússia não lhe daria direito a nada, exigiu a região da Bósnia-Herzegóvina (mapa abaixo), anexando-a a seu território, em 1908:


Mas a Sérvia, apoiada pela Rússia, também queria essa região. Assim, o estudante Gavrilo Princip acreditou estar agindo certo, quando o herdeiro do trono austro-húngaro veio visitar a cidade de Sarajevo. Ele acreditava que a região deveria pertencer à Sérvia (seu país) e não ao Império Austro-Hungaro...


Era o dia 28 de julho de 1914. A Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia e exigiu que ela se deixasse dominar. A Rússia, devido às suas relações com a Sérvia, declarou guerra à Áustria-Hungria. Em 1 de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia. Em 3 de agosto, a Alemanha declarou guerra à França e invadiu a Bélgica, para chegar ao inimigo francês. Por isso, a Inglaterra declarou guerra à Alemanha, em 4 de agosto (violação da neutralidade belga). Era uma declaração de guerra de todo o Império Britânico (no mundo todo) à Alemanha. Em 6 de agosto, a Áustria-Hungria declarou guerra à Rússia.




Lista de Batalhas

1914


1915

1916


1917


1918


A Guerra de Trincheiras

Os avanços na tecnologia militar significaram na prática um poder de fogo defensivo mais poderoso que as capacidades ofensivas, tornando a guerra extremamente mortífera. Oarame farpado era um constante obstáculo para os avanços da infantaria; a artilharia, muito mais letal que no século XIX, armada com poderosas metralhadoras. Os alemães começaram a usar gás tóxico em 1915, e logo depois, ambos os lados usavam da mesma estratégia. Nenhum dos lados ganhou a guerra pelo uso de tal artifício, mas eles tornaram a vida nas trincheiras ainda mais miserável tornando-se um dos mais temidos e lembrados horrores de guerra.
Numa nota curiosa, temos que no início da guerra, chegando a primeira época natalícia, se encontram relatos de os soldados de ambos os lados cessarem as hostilidades e mesmo saírem das trincheiras e cumprimentarem-se (trégua de Natal). Isto ocorreu sem o consentimento do comando, no entanto, foi um evento único. Não se repetiu posteriormente por diversas razões: o número demasiado elevado de baixas aumentou os sentimentos de ódio dos soldados e o comando, dados os acontecimentos do primeiro ano, tentou usar esta altura para fazer propaganda, o que levou os soldados a desconfiar ainda mais uns dos outros.
A alimentação era sobretudo à base de carne, vegetais enlatados e biscoitos, sendo os alimentos frescos uma raridade.

Fim da Guerra


A partir de 1917, a situação começou a alterar-se, quer com a entrada em cena de novos meios, como o carro de combate e a aviação militar, quer com a chegada ao teatro de operações europeu das forças norte-americanas ou a substituição de comandantes por outros com nova visão da guerra e das tácticas e estratégias mais adequadas; lançam-se, de um lado e de outro, grandes ofensivas, que causam profundas alterações no desenho da frente, acabando por colocar as tropas alemãs na defensiva e levando por fim à sua derrota. É verdade que a Alemanha adquire ainda algum fôlego quando a revolução estala no Império Russo e o governo bolchevista, chefiado por Lênin, prontamente assina a paz sem condições, (Tratado de Brest-Litovski) assim anulando a frente leste, mas essa circunstância não será suficiente para evitar a derrota. O armistício que pôs fim à guerra foi assinado a 11 de Novembro de 1918.




Nenhum comentário:

Postar um comentário